Breve Histórico
A Bauhinia eco-social foi fundada em 2016 por um grupo de amigas que acabavam de sair da universidade. Eramos um grupo de jovens que queria apoiar pequenos negócios sustentáveis. Em 2018 a Bauhinia sofreu uma restruturação e passamos a ser uma iniciativa socioambiental. Testamos nossas ideias, fortalecermos iniciativas locais e começamos a criar projetos nas áreas verdes periféricas de SP.
Hoje a Bauhinia se tornou uma extensão de sonhos e de vontade de mudança social desse grupo de jovens que não deixaram de acreditar que dá sim para pensar e fazer projetos de uma maneira diferente. De forma que respeite as demandas das comunidades, traga retorno econômico-social e conserve o planeta.
Hoje com três anos de Bauhinia eco-social, o sonho cresceu e é sonhado por muito mais pessoas. Em 2021 tornamos uma organização sem fins lucrativos e contamos com pessoas e projetos que compartilham o mesmo sonho que a gente, ter um mundo mais igualitário e sustentável.
De onde vem o nome Bauhinia?
O nome da empresa Bauhinia, vem de uma árvore, do gênero botânico "Bauhinia" que é popularmente chamado de "pata de vaca". Este gênero reúne mais de 300 espécies pelo mundo, existindo 39 espécies que são unicamente brasileiras. A Bauhinia é uma árvore que conecta os ecossistemas brasileiros e o meio-urbano (já que é uma árvore muito usada no paisagismo nas cidades, temos certeza que tem uma Bauhinia no seu caminho no dia-a-dia em São Paulo). Por isso que escolhemos ela para nos representar, pois queremos conservar os sistemas brasileiros combatendo os problemas sociais das cidades e reconectar as pessoas com a natureza para um mundo melhor.
Agora quando você encontrar uma "pata de vaca" na rua você lembrará da gente!
Áreas de Atuação
Comunidade Sustentável
A sustentabilidade envolve ações individuais e coletivas para que todos os espaços sejam inclusivos, seguros e cada vez mais verdes. A Bauhinia atua em projetos de diferentes temáticas que resgatam às relações humanas e o cooperativismo nas ações do dia-a-dia. Assim, temos como objetivo:
-
Estimular a participação de diferentes atores em prol do Desenvolvimento Sustentável;
-
Promovemos ações de educação ambiental que fomentam reflexões sobre o nosso modo de consumir e agir;
-
Oportunizamos geração de renda nas comunidades, através de ações que valorizem o turismo de base comunitária, os catadores e negócios locais como as cooperativas e as cozinhas coletivas
-
Com tudo isso pretendemos formar uma rede de pessoas que pensem em soluções inovadoras para conservar os nossos biomas e combater a desigualdade social nas cidades.
Agricultura Sustentável
Uma agricultura Sustentável vai muito além de cuidar do meio ambiente, ela também cuida de quem planta e de quem se alimenta. É um movimento que garante a futuras gerações qualidade de vida e comida boa, para quem mora no campo ou na cidade. Assim, pretendemos:
-
Valorizar o trabalho no campo
-
Valorizar o conhecimento de quem trabalha no Campo
-
Aumentar a renda dos agricultores
-
Conectar as pessoas da cidade com a realidade do campo
-
Estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis sem veneno nas áreas próximas às áreas rurais.
-
Diminuir o desperdício de alimentos na produção
-
Fomentar grupos de consumo consciente no meio urbano
-
Movimentar as pessoas a colocarem a mão na terra.
Diversidade
A diversidade é uma riqueza, ela torna a vida de cada ser que habita a terra: única e autêntica ..
Acreditamos que é preciso combater as desigualdades e os preconceitos para podermos viver em uma comunidade mais inclusiva, justa e sustentável. UMA COMUNIDADE DE TODOS. Nossos projetos de diversidade visam:
• Fortalecer ações que combatem a desigualdade e violência a mulher
• Fomentar ações de educação a favor da inclusão de todos
• Valorizar a história das comunidades tradicionais
• Combater todo o tipo de preconceito
• Movimentar ações de respeito para celebrar a diversidade
Manifesto
O que temos em comum?
Estamos conectados! nossas vidas são uma só:
COMUM - HUMANIDADE - COMUNIDADE
Vivemos o mesmo ecossistema e compartilhamos o mesmo chão, a mesma chuva, mesma água, as mesmas raízes.
Do meio das cidades e das suas periferias, nascem projetos de pessoas que querem cuidar do planeta cuidar das suas comunidades.
Pessoas que querem cuidar das pessoas
esses projetos merecem apoio técnico para que sejam iniciativas efetivas de movimento e transformação social
Merecem respeito aos saberes e as vivências que lhe deram origem
Merecem serem empoderados com transparência e respeito para que possam criar uma comunidade mais sustentável
Com humanidade
a comunidade
torna comum
a humanidade
na cidade
BAUHINIA eco-social