O projeto foi desenvolvido por mulheres jovens engajadas nas questões sociais da nossa comunidade. Para nós é preciso identificar os problemas, unir forças e lutar juntas para que mais pessoas tenham acesso a uma menstruação digna e segura.
Nosso diferencial é acolher pessoas e pensar em ciclos sustentáveis através de alternativas de absorventes que geram menos lixo que cada pessoa possa fazer o seu.
A execução do projeto está ocorreu em 3 etapas:
Etapa 1: Criação dos materiais de comunicação e compra dos tecidos para fazer os absorventes de pano.
Etapa 2: Criação do cronograma junto com as instituições parceiras para marcar as rodas de conversa sobre o assunto e fazer a contratação de costureiras assistidas pelas instituições.
Etapa 3- Realização dos encontros e rodas de conversa e distribuição dos absorventes e dos materiais de comunicação (posts nas redes sociais, vídeos e folhetos).
O projeto Luas surgiu dentro de um grupo formado por três jovens participantes do programa “Jovens pela Sustentabilidade”, Gabi, Ana e Lívia, junto com a nossa equipe que é 100% formada por mulheres.
A tecnologia usada para os absorventes foi desenvolvida pela artesã Bibi Banzatto e a estilista Camila Cavalcante.
O projeto também teve a parceria com os Centros de Cidadania da Mulher Capela do Socorro e Santo Amaro, a Ong HeraArtemis Sul e o Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré.