 
															 
															A Bauhinia eco-social foi fundada em 2016 por um grupo de amigas que acabavam de sair da universidade. Éramos um grupo de jovens que queria apoiar pequenos negócios sustentáveis. Em 2018 a Bauhinia sofreu uma restruturação e passamos a ser uma iniciativa socioambiental. Testamos nossas ideias, fortalecermos iniciativas locais e começamos a criar projetos nas áreas verdes periféricas de SP.
A Bauhinia se tornou uma extensão de sonhos e de vontade de mudança social desse grupo de jovens que não deixaram de acreditar que dá sim para pensar e fazer projetos de uma maneira diferente. De forma que respeite as demandas das comunidades, traga retorno econômico-social e conserve o planeta.
Hoje com quase 10 anos de Bauhinia eco-social, o sonho cresceu e é sonhado por muito mais pessoas. Em 2021 tornamos uma organização sem fins lucrativos e contamos com pessoas e projetos que compartilham o mesmo sonho que a gente, ter um mundo mais igualitário e sustentável.
 
															A evolução da Bauhinia ao longo dos anos:

Fundação da Bauhinia por um grupo e amigas que acabavam de sair da universidade.

A Bauhinia sofre uma restruturação e passa a ser uma iniciativa socioambiental.

A Bau torna-se uma organização sem fins lucrativos e passa a contar com pessoas e projetos que compartilham o mesmo sonho.

Nos aproximamos da agenda de engajamento juvenil e direitos das mulheres.

Ao lado de parceiros importantes, tivemos a oportunidade de nos aproximar de outras organizações em diferentes países.

Hoje somos 15 pessoas engajadas e apoiamos 16 propriedades gerando renda para as famílias que vivem de agricultura e turismo rural, continuamos fortes com a parceria com a cooperativa e os espaços públicos que acolhem mulheres, preservam e cuidam da mata atlântica que resiste nas periferias.
 
															O nome Bauhinia, vem de uma árvore, do gênero botânico “Bauhinia” que é popularmente chamado de “pata de vaca”. Este gênero reúne mais de 300 espécies pelo mundo, existindo 39 espécies que são unicamente brasileiras.
A Bauhinia é uma árvore que conecta os ecossistemas brasileiros e o meio-urbano (já que é uma árvore muito usada no paisagismo nas cidades, temos certeza que tem uma Bauhinia no seu caminho no dia-a-dia em São Paulo). Por isso que escolhemos ela para nos representar, pois queremos conservar os sistemas brasileiros combatendo os problemas sociais das cidades e reconectar as pessoas com a natureza para um mundo melhor.
Agora quando você encontrar uma “pata de vaca” na rua você lembrará da gente!
 
							 
							 
							 
							O que temos em comum?
Estamos conectados! nossas vidas são uma só:
COMUM – HUMANIDADE – COMUNIDADE
Vivemos o mesmo ecossistema e compartilhamos o mesmo chão, a mesma chuva, mesma água, as mesmas raízes.
Do meio das cidades e das suas periferias, nascem projetos de pessoas que querem cuidar do planeta cuidar das suas comunidades.
Pessoas que querem cuidar das pessoas, esses projetos merecem apoio técnico para que sejam iniciativas efetivas de movimento e transformação social.
Merecem respeito aos saberes e as vivências que lhe deram origem.
Merecem serem empoderados com transparência e respeito para que possam criar uma comunidade mais sustentável.
Com humanidade
a comunidade
torna comum
a humanidade
na cidade.
 
															Receba informações sobre a Bau, inscreva-se em nossa news!