ECOLOGIA

"Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso"

Aristóteles

Implantação dos Objetivos e Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os ODS, 17 objetivos propostos pela ONU, fazem parte da Agenda 2030 que junto com as 169 metas prezam pela prosperidade mundial. A Agenda possui alcance global, mas é preciso que porções regionais se organizem para pôr em prática as metas propostas. Diante desse cenário, os objetivos alcançados garantem o aumento da consciência ambiental e social, e influencia diretamente a qualidade de vida da população.

Projetos de conservação

Investir em um projeto de conservação tem por objetivo incentivar ações que protegem espécies e seus habitats de problemas causados pelo modo de vida atual. Assim partimos do princípio que o primeiro passo é entender a influência da atividade humana na vida das comunidades e no ecossistema, a fim de desenvolver e realizar ações para reintegrar as espécies ameaçadas de extinção ao seu ecossistema.

Produção agrícola sustentável

Projetos na área da agricultura sustentável.  Consistem no uso de dados científicos e avaliação de aspectos sociais para aumento da produção sem poluição (ar, solo e água), incentivando: o uso racional ou eliminação dos pesticidas e adubos químicos; a produção de orgânicos; o melhor aproveitamento do terreno; a adoção do sistema de Plantio Direto; o aproveitamento integral dos recursos que são usados indiretamente em uma produção agrícola (construção de sistemas de captação de águas das chuvas e o uso de biocombustíveis para evitar os combustíveis fósseis); a conservação de áreas verdes do terreno ou sua restauração para favorecer uma dispersão mais eficiente; segurança no trabalho através de capacitação profissional; a valorização da agricultura familiar; uso de técnicas científicas que aumentam a efetividade da produção.

Organização e planejamento ambiental

A organização ambiental consiste em deixar o espaço dinâmico e atrativo para que novas atividades, possam ser realizadas com sucesso e eficiência. O serviço é direcionado para propriedades rurais, unidades de conservação, e tem como produtos principais a demarcação de trilhas, confecção de mapas a partir da base de dados do Cadastro Ambiental Rural, caracterização das trilhas, listagem de espécies e relatório final.